sábado, 18 de setembro de 2021

CANDIDATURA DA CDU À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA Nª SRª DA PIEDADE - OURÉM

 


Somos uma freguesia urbana, sede de concelho de enorme importância regional - pela sua localização, extensão e demografia (o 2º em residentes de todo o distrito de Santarém) - e nacional no que ao turismo diz respeito. Contudo, segundo os censos de 2021, sofremos – na senda do que acontece em quase todo o território nacional, com principal incidência nos territórios mais empobrecidos - a sangria das nossas gentes, com o abandono do território, a fuga para o estrangeiro e/ou para as grandes cidades, o envelhecimento da população e, reflexo grave do referido, o afastamento do centros de decisão e a consequente perda de influência social, politica e económica.

Principalmente, preocupa-nos a solidão que tudo isto acarreta. Já como ferida no quotidiano daqueles que viram partir os seus e, no futuro imediato, como prometido inevitável em território empobrecido pela diminuição populacional.

As politicas necessárias (de natalidade, de emprego, de solidariedade!) para reverter o cenário, triste, que atravessamos são – principalmente !- de carácter nacional! Contudo, a fixação de população consegue-se tanto mais quanto mais se consiga garantir qualidade de vida. Na proximidade às populações, na busca dessa garantia, os eleitos da junta de freguesia têm papel fundamental. Papel que a CDU, com a credibilidade do seu projecto autárquico, quer garantir para um futuro melhor. É, como voz da população da freguesia, que a CDU propõe e defenderá nos outros órgão de poder local (e executará se da competência da freguesia se tratar)

. Acesso a saneamento básico garantido a toda a população – Quase 50 anos depois da Revolução do 25 de Abril há na freguesia Nossa Senhora da Piedade gente sem acesso ao saneamento básico!

. Mais e melhor mobilidade – Garantindo mais ligações de transporte público entre as freguesias do concelho e a cidade de Ourém.

. Remoção da estação rodoviária do centro da cidade (problema urbano que se arrasta há décadas!) - Prolongando para o terreno, assim vago, o jardim do monumento ao combatente, com espelho de água, parque infantil e sombras.

 

Garantir a completa despoluição da Ribeira de Seiça. Devolver, verdadeiramente, as suas margens às populações – com a construção de açude e pequena praia fluvial.

Pugnar pelo direito a creche gratuita para todas a crianças da freguesia, bem como ao incremento de apoios à natalidade – nomeadamente através da oferta de produtos pediátricos de primeira necessidade (fraldas, produtos de higiene, produtos lácteos).

Apoio à terceira idade no acesso aos serviços públicos e burocráticos, nomeadamente através da criação de um programa «Freguesia próxima» que consistiria numa carrinha «secretaria móvel» que percorreria os locais da freguesia mais afastados da sua sede em dia semanal fixo.

Lutar pela diminuição do preço da água que se encontra em valores proibitivos desde a sua privatização. Continuar a luta pela municipalização da mesma e, nesta senda, garantir o acesso justo à mesma às famílias mais carenciadas bem como a todos os pensionistas e reformados trabalhadores rurais, através da criação da tarifa social.

Encontrar solução para utilização do centro de negócios, projecto de significativo esforço autárquico , que vá além da utilização pontual .

Fomentar e promover a cidadania na «Freguesia de todos», em assembleias abertas e participadas, onde possam ser discutidos todas as propostas e projectos de interesse comunitário.


Sem comentários:

Enviar um comentário