Os resultados eleitorais para a Assembleia Municipal de Ourém configuram diversas soluções no que toca à eleição da sua mesa, presidente e dois secretários.
Por via de regra ou costume, na democracia em que vivemos, a força maioritária, neste caso o PSD, faria eleger para Presidente da Assembleia Municipal o primeiro nome da lista que apresentou, a professora Deolinda Simões. Acontece que é público e sabido que o modo como Deolinda Simões conduziu as reuniões e os trabalhos da AM foi muito insatisfatória, apesar dos seus esforços e simpatia, avaliação dos seus próprios colegas do partido e, sobretudo, de um número substantivo de Presidentes de Junta eleitos pelo PSD pelo que decerto haverá fortes reservas por essa opção. Acresce que, face à mudança do quadro autárquico, com o PS maioritário na Câmara, a continuidade da mesma pessoa na Presidência da Assembleia Municipal que terá maioria como oposição poderá vir a perturbar o desejável entendimento na gestão e nos interesses da autarquia.
Por outro lado, o PS sabe que, pelo ambiente político-partidário e pela composição da AM, os eleitos pelo PSD nunca viabilizarão o candidato que apresentou como cabeça de lista, ou quem possa vir a apresentar como lista sua.
Sabemos também que os eleitos da Assembleia, que não estão vinculados aos partidos maioritários, estarão disponíveis por uma solução de equilíbrio que liberte a Assembleia do binómio redutor PS-PSD.
Assim sendo, e acreditando que existem sensibilidades democráticas para encontrar soluções alternativas, que coloquem Ourém acima da aritmética partidária e eleitoral, capazes de reconhecer em público o que reconhecem em privado, não pode a CDU deixar de relembrar a pessoa e a figura do candidato – Sérgio Ribeiro, primeiro da sua lista para a Assembleia Municipal.
Assim, deverá ser considerada a candidatura de Sérgio Ribeiro Presidente da Assembleia Municipal, na convicção de que a mesma Assembleia saberia escolher, livre de preconceitos, livre de sectarismos partidários, rendida às circunstâncias e ao mérito, o melhor para Ourém e o seu Concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário