Há quem entenda que os transportes públicos têm necessariamente de dar lucro. Há quem confunda transportes públicos com transportes escolares. Há quem pense que é um sinal de desenvolvimento as pessoas deslocarem-se em meios de transportes pessoais.
Os transportes públicos no nosso concelho não servem bem as populações. É difícil perceber até que ponto esta situação se deve a opções financeiras, a incompetência de gestão, a insensibilidade social ou ambiental mas é certo que a situação parece-nos muito pior do que era há uns anos atrás.
Muitas povoações só são servidas por transportes públicos nos períodos escolares. Para muita gente, recorrer a transportes públicos para tratar de um assunto de minutos, significa gastar um dia em deslocações.
Muitos dos alunos que viajam nos transportes escolares chegam à escola horas antes do início das aulas e têm de aguardar horas pelo autocarro de regresso a casa. Muitos alunos podem ter apenas aulas no turno da manhã ou no turno da tarde mas estão sujeitos a horários de transporte que fazem com que, independentemente dos seus horários escolares, tenham de sair de casa de madrugada e só consigam regressar já noite dentro.
Temos conhecimento de muitas situações destas. Seria importante inventariá-las e, em função das mesmas, reorganizar e criar uma verdadeira rede de transportes que servisse as populações, quer para se deslocarem dentro do concelho, quer para fazerem a ligação com outras redes de transportes.
Infelizmente a política local de transportes tem-se rendido ao automóvel, favorecendo o transporte individual, esquecendo os que o não têm, sacrificando o ambiente e inibindo a necessária e urgente cultura dos transportes colectivos.
Os transportes públicos no nosso concelho não servem bem as populações. É difícil perceber até que ponto esta situação se deve a opções financeiras, a incompetência de gestão, a insensibilidade social ou ambiental mas é certo que a situação parece-nos muito pior do que era há uns anos atrás.
Muitas povoações só são servidas por transportes públicos nos períodos escolares. Para muita gente, recorrer a transportes públicos para tratar de um assunto de minutos, significa gastar um dia em deslocações.
Muitos dos alunos que viajam nos transportes escolares chegam à escola horas antes do início das aulas e têm de aguardar horas pelo autocarro de regresso a casa. Muitos alunos podem ter apenas aulas no turno da manhã ou no turno da tarde mas estão sujeitos a horários de transporte que fazem com que, independentemente dos seus horários escolares, tenham de sair de casa de madrugada e só consigam regressar já noite dentro.
Temos conhecimento de muitas situações destas. Seria importante inventariá-las e, em função das mesmas, reorganizar e criar uma verdadeira rede de transportes que servisse as populações, quer para se deslocarem dentro do concelho, quer para fazerem a ligação com outras redes de transportes.
Infelizmente a política local de transportes tem-se rendido ao automóvel, favorecendo o transporte individual, esquecendo os que o não têm, sacrificando o ambiente e inibindo a necessária e urgente cultura dos transportes colectivos.
Este texto parece-me excelente. Até porque reflecte uma maneira de estar em campanha eleitoral...
ResponderEliminarColocamos problemas reais das populações e, depois, desenvolvemos particularizando no concreto no vivo.
Seguir-se-ão notas de concretas situações sobre transportes escolares, sobre transportes públicos internos, sobre horários de expressos e comboios.
Vamos a isto!
Assim se constroi um programa, de que se tem o claro esquema e tópicos. A publicar para a semana, depois de o aprovarmos no colectivo responsável.
Abraços