segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pouca terra! Pouca Terra!

No longo especial Caxarias coube ainda a valorização da Estação dos Caminhos-de-Ferro “uma das grandes virtudes da freguesia” “pela qual a autarquia lutou sempre por mais e melhores comboios, e que contribuiu para o nosso crescimento” (como é que lutou?) pois! Só uma Autarquia com o peso político de Caxarias poderia exigir junto da CP melhores comboios, mas, damos o benefício da dúvida sobre o papel de Caxarias na reciclagem e melhoramentos feitos aos comboios regionais, agora maior número de comboios é que não é verdade (ainda não foi há muito tempo que mais um comboio foi extinto, um inter-regional Lisboa/Porto semanal, e o reactivado comboio da tropa, inter-regional Entroncamento/Porto não pára em Caxarias e pára em Fátima!). Nisso a Autarca têm apenas o pecado da vanglória, desculpa-se, culpa têm o Município de Ourém que é um anão político, incapaz de defender os interesses do território que nos calhou em sorte viver, e têm culpa a administração (e os políticos para ela nomeados, para praticarem as políticas de direita que têm governado este país nos últimos 30 anos - PS,PSD,&CDS) da CP que há anos em acelerada liberalização deste meio de transporte vai retalhando a Linha do Norte (e encerrando Estações e Troços pelo resto do País), e perseguindo o Passe Social transformou comboios inter-regionais em Inter-cidades impedindo as assinaturas de neles viajar a não ser pagando uma taxa. Mais, em Caxarias quem precisar de estar em Lisboa às 8h00 não têm comboio, a não ser o das 3h53 (que não existe ao domingo) e chega a Santa Apolónia às 5h30, e quem quiser voltar de Lisboa se for passageiro normal têm o último comboio às 21h39, se for uma assinatura tem o último comboio às 19h56! Depois é simplex vem o recolher obrigatório. Nos últimos dez anos a Estação dos Caminhos-de-ferro de Caxarias perdeu largas dezenas de passageiros, e continuará a perder se não se tomarem iniciativas que criem as condições para haver uma cobertura diária efectiva dos horários, que sirva quem se desloque esporadicamente, mas também e sobretudo quem usa esse meio de transporte para se deslocar para o trabalho, uma vez que no quadro político actual escasseia o emprego e aumentam as distâncias àqueles que vão surgindo, e escasseia o trabalho intelectual no concelho, aspecto que poderia ser atenuado se este transporte cumprisse melhor a sua função e não estivesse apenas sujeito à lógica do lucro.Em termos de transportes Caxarias regrediu ao passo que Tomar cresceu, para termos uma noção das repercussões dos horários nas possibilidades de arranjar trabalho mais longe de casa basta comparar os passageiros com assinaturas que utilizam a Estação de Tomar e os que usam a de Caxarias. E temos ainda o absurdo nome de Estação de Fátima no lugar de Vale dos Ovos, nome enganoso que para ali atrai todos os anos dezenas de passageiros (um dia sou ali abordado pela Fernanda Montenegro! queria ir para Fátima e nem um táxi havia) que o nome posto há muitas décadas não faça sentido é uma coisa, agora que Caxarias perca protagonismo para aquela estação é que não faz sentido nenhum, menos sentido ainda faz que não seja reforçada a aposta deste meio de transporte de forma a ser usado por aqueles que querem ir até Fátima, reforçando as Ligações Rodoviárias com Autocarros e divulgando de forma mais eficaz este meio de chegar ao altar do mundo.
- o problema é que quem toma estas decisões e quem abdica de posições de defesa dos interesses colectivos não anda de transportes públicos, vamos lá apear esta gente, vota útil vota CDU.

1 comentário:

  1. BOSTA! QUEREEMOS TERRAS TAMBÉM PARA NOSSOS
    FILHOS E NETOS!!!

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