domingo, 15 de outubro de 2017

Reunião da Assembleia Municipal de 22.09.2017

A 22 de Setembro reuniu-se a Assembleia Municipal em sessão ordinária. Em plena campanha eleitoral e a anteceder um debate entre quatro candidatos à Câmara Municipal para o mandato de 2017-2011. Foi, como previa, a minha última participação - como eleito! - no orgão deliberativo onde estive nos mandatos de 1982-85, 1997-2001, 2005-2009. 2009-2013 e 2013-2017. Penso ser compreensível alguma emoção num ser humano que não se esvaziou de afectos (bem pelo contrário). Aqui fica o registo para a acta das intervenções feitas... com a certeza que usarei, enquanto tiver forças, os meus direitos/deveres na democracia minguadamente participativa para que me orgulho de ter contribuído e de continuar a contribuir.







COMUNICAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA

Senhor Presidente da Câmara, 
quero, nesta última sessão do mandato 2013-2017, e na oportunidade e circunstância desta sua comunicação escrita, cumprimentá-lo pela correcção e sobriedade dessa comunicação.
Aproveito para juntar a expressão da minha satisfação pelo modo como correu a edição do Festival de Setembro no nosso emblemático centro histórico, graças ao denodo e colaboração de todo o pessoal da Câmara, permitindo-me destacar a discreta e eficaz coordenação da dra. Ana Saraiva, e à participação de alguns dos nossos concidadãos que muito contribuíram para o objectivo de valorizar aquele espaço que nos é tão querido, tornando-o vivo, cultural e de lazer.
Apenas lamento a falta de cooperação do vento. Para o próximo ano, há que fechar algumas portas e portadas….
A propósito de portas e portadas, diria que se fechou o mandato com chave de ouro, deixando de fora o período eleitoral, perturbador pela maneira como alguns o interpretam! Mas isso fica, ou deveria ficar, fora destas portas.
 _______________________________________ 
DECLARAÇÃO

Exma. Senhora Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, demais membros da mesa, Senhor Presidente da Câmara e vereadores, Comunicação Social presente, por fim – mas por não por últimos – público presente… e ausente.

Caros companheiros deste mandato que ora termina, em que incluo a dra. Ana Paula.
 Quero, nesta última sessão do mandato, saudar-vos a todos e agradecer, como munícipe que sou…, agradecer a todos o trabalho de representação de todos nós, agradecer apesar de tanto que nos separa e do muito ou pouco que cada um fez, convicto como estou que cada um – certo ou errado, segundo os outros – o fez de boa fé e ao serviço da gente que somos.
Permito-me uma saudação particular e pessoal a quem teve a espinhosa tarefa de organizar e conduzir os trabalhos, com quem tantas vezes estive desalinhado…, e que termina, com esta sessão, os seus mandatos longos de décadas como deputada municipal e presidente da Mesa. Obrigado, professora Deolinda Simões, sempre simpática companhia nesta sua tarefa.

Também eu queria que esta fosse a minha última sessão. Poderão as circunstâncias (muito pouco prováveis!...) levar a que aqui volte. Mas, à cautela…, despeço-me com um abraço que envolva todos, e podem estar certos que acompanharei enquanto puder, atento e crítico, os que continuarem este nosso serviço público.

Confesso, por fim, que esta despedida se tornou mais fácil pois a absorção das tarefas de uma candidatura que pessoalmente não desejei mas que assumi inteiramente me levou – por momentos – a afastar-me das questões de ordem geral, do estado do mundo para que habitualmente vos pretendia alertar e – talvez… - massacrar. E se esse estado do mundo exige todos os cuidados do mundo! Não só meus, evidentemente. De todos, de cada um de nós. Pela Paz.

Até sempre, vizinhos, conterrâneos, companheiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário