quinta-feira, 31 de agosto de 2017

COMUNICADO Nº 8






CDU – autárquicas de 2017
COMUNICADO nº 8
INTERVALO?
(para quê?, para quem?)

Enquanto outras campanhas se enovelam em actos e entre-actos, parecem paralisadas na expectativa do que possa vir de fora ou de interpretações e decisões de bastidores, se mostram por festas e feiras, preparam acções de espavento, a CDU-Ourém vai cumprindo o seu roteiro eleitoral com os meios que dispõe, e cumpre os seus objectivos.

No domingo, 27 de Agosto, foi a apresentação da lista de candidatos à Assembleia de Freguesia de Fátima, no mercado local.
O primeiro candidato da lista à Câmara de Ourém fez a intervenção de abertura, começando por breves palavras sobre o significado da apresentação de uma lista em Fátima, pelo que representa a presença da CDU neste lugar de enorme relevância social, e pela necessidade do estudo que ele merece para melhor e mais responsavelmente se agir. Depois, apresentou os candidatos presentes da lista cujo primeiro nome é o de Helena Cardinali, com assinalável e reconhecida intervenção sindical, também o terceiro nome da lista para o executivo camarário.
Nessa lista, com idades entre os 23 anos e os 81 anos, com a média de 42 anos entre os 13 efectivos, estão 6 mulheres e 7 homens, e 6 são independentes de organizações partidárias.

A seguir, a primeira da lista para a Assembleia Municipal, Brígida Batista, fez uma intervenção em que, citando Sérgio Ribeiro, que é o segundo dessa lista, sublinhou a importância da democracia participativa, e adiante disse:
«(…)Fátima, com a sua especificidade e crescente importância no País e no mundo, tem uma dinâmica muito particular e única, potenciadora de desenvolvimento local, social e económico, torna mais evidente ainda a carência de um plano estratégico global, cuja falta está na origem de um Município dividido em dois, com necessidades que se duplicam e oportunidades desaproveitadas, que podiam beneficiar o conjunto e as populações.
«Fátima é uma realidade e um local diferente de outros. Mas é – também - um local onde vive e trabalha muita gente. Que merece toda a nossa atenção e que queremos bem representar e ajudar a fazer participar nos seus próprios destinos. Propomo-nos por isso como uma escolha DIFERENTE, como vêem o voto na CDU, nunca é um voto perdido, nunca é um voto em vão!
«O voto na CDU é um voto que reforça o lado participativo da democracia, é um voto no TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA. O que não se afirma como um slogan ou demagogia, mas como maneira de estar na vida e na política.»
Depois, falou Helena Cardinali:
«…Fátima é um mundo. É também um mundo de trabalho, uma terra de muitos trabalhadores. Que têm os problemas de todos os trabalhadores e a que só unidos, solidários, podem procurar dar resposta.
«Sou trabalhadora. Sou sindicalista. E sei que há situações que são de todos os trabalhadores, sejam eles católicos ou não, só por serem trabalhadores. Porque há patrões que, sendo católicos ou não, sendo instituições religiosas ou não, são patrões e que, por isso, por vezes se “esquecem” das leis do trabalho.
«Somos trabalhadores. Somos sindicalistas. Apenas queremos defender os nossos direitos, que sempre tanto custaram a ganhar.
«Nestas eleições autárquicas, os trabalhadores têm de saber quem os defende, e têm de estar com esses. Como um simples gesto de defesa, ao lado dos outros trabalhadores, sem intenção de atacar ninguém.
«Eu estou com a CDU. De cara levantada e sem receios, sem medos. «Estou com a CDU. Porque estou com os que defendem o mesmo que eu. Que sou trabalhadora. Que sou sindicalista.
«Se no dia 1 de Outubro derem força à CDU... se no dia 1 de Outubro me derem força, no dia 2 de Outubro usarei essa força na Assembleia de Freguesia de Fátima para fazer – também ali! – o que procuro fazer em todos os sítios onde estiver: trabalhar com honestidade e competência, defender os meus direitos, os direitos dos trabalhadores e das populações em geral!»
Para terminar abriu-se um espaço de debate em que Brígida e Sérgio esclareceram aspectos relacionados com as eleições de 1 de Outubro.

_________________________________________________________

sábado, 26 de agosto de 2017

Lista de candidatos para a Assembleia de Freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais


João Filipe Mendes de Oliveira
50 anos, Professor ensino secundário - Independente.

Maria Cidália da Silva Pereira
65 anos, Professora ensino secundário - Independente.

André Luís da Graça Antunes
39 anos, Jardineiro - Independente.

Marília Costa Pedro
46 anos, Reformada - Independente

Maria José das Neves Gomes
76 anos, Reformada - PCP.

Fernando de Almeida Gomes
80 anos, Reformado - PCP.

Maria Celeste Serra Ferreira
53 anos, Educadora de Infância - Independente.

Henrique Carlos Faria de Sousa
68 anos, Professor (reformado) - Independente.

Jacinto António Castro
80 anos, reformado - PCP.

Candidatos suplentes
Maria Joaquina Pereira dos Santos, PCP.
Maria da Conceição Marques Vinagre Palmela Pinheiro, PCP.
José Inácio Ferreira Carvalho, PCP.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Comunicado nº7


COMUNICADO nº 7

A toda a hora o mundo muda… e nem sempre melhora! Mas tudo tem de ser feito para que acabe por melhorar. Para todos.
Faz falta quem ajude e muito sobra quem não ajude…ou pior.

Em Portugal há carência e urgência de ordenamento político e administrativo do território e da floresta. As consequências vêem-se. E vivem-se. E há os que as sofrem porque elas servem interesses de uns. No (des)ordenamento coexistem concentrações e desertificações populacionais (e eleitorais).
Segundo os recenseamentos, em 25 anos as (mal) chamadas “regiões” cresceram 30% a Norte e 20% no Algarve, cerca de 10% na Área Metropolitana de Lisboa (um pouco acima) e no Centro (um pouco abaixo) e o Alentejo diminuiu 7%!

Na campanha da CDU quer-se conhecer mais – e dar a melhor conhecer – o País que somos e o sítio em que estamos. E como muda.
Também em Ourém há – sempre! – mudanças. Das reais e das que se procuram e se propõem para que pouco mude.                         
A coligação do PCP e do PEV, a que tantos independentes se juntam – no caso de Ourém chegam a 35% dos candidatos CDU a estas autárquicas! –, tem sido renovada em sucessivas e diversas eleições, como FEPU, APU e agora CDU. Por isso se tem acompanhado em Ourém, como em todos os concelhos de Portugal, as mudanças locais que confluem na mudança do País.
  
Concelho essencialmente rural em 1974, com 15 freguesias (número que sofreu alterações até chegar a 18 e às agora 13 impostas pelas “troikas”), a evolução demográfica e medidas administrativas levaram a que em Ourém tivessem sido criadas duas cidades, verificando-se alterações significativas no perfil demográfico-eleitoral e com base em critérios que consideram as freguesias de Fátima e de Nossa Senhora da Piedade como urbanas e as outras como rurais.
Os recenseamentos, que reflectem a realidade municipal, mostram a marcada tendência de crescente peso das duas cidades, sobretudo de Fátima entre 2009 e 2017, quando caiu nas freguesias “rurais” e afrouxou a subida na Piedade. Resultou desta evolução que o número de eleitores potenciais se multiplicou 2,4 vezes em Fátima e 2,2 vezes em Piedade nestes 40 anos, enquanto apenas subiu cerca de metade em todo o concelho por só ter aumentado 40% na parcela rural, com estagnação por exemplo na histórica freguesia de Seiça (a festejar condignamente os 500 anos!), e até evolução negativa nalgumas outras, difícil de avaliar dadas as alterações ocorridas nas respectivas composições. Por todos os motivos, inclusive pelo simples peso eleitoral (1 em cada 4 recenseados[1]), a freguesia de Fátima tornou-se relevante no concelho de Ourém, que continua a integrar. 



[1] - em 2015, só 1 em cada 5 recenseados estava no distrito de LIsboa. E diz-se que Portugal é macrocéfalo!

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Intervenção de BRÍGIDA BATISTA no almoço de apresentação


Saudações a todos os amigos presentes neste almoço de apresentação de candidatos da CDU Ourém aos órgãos autárquicos, que no dia 1 de Outubro vão a eleições.
Desde 2001 que integro as listas da CDU em Ourém, como independente (na altura tinha 20 anos), lembro-me de preencher as certidões para as listas desse ano, que me chegaram pelas mãos da Margarida, lembro-me também da honra que senti ao fazer parte do projeto democrático e unitário, que trabalha ao serviço das populações e não de interesses menores.
A CDU é diferente! Essa diferença encontra-se na diversidade de todos os que participam deste projeto, encontra-se na vontade de cada um dar o melhor de si em defesa dos interesses da comunidade, todos os dias do ano, mesmo estando em minoria, como acontece em Ourém, que conta com a CDU desde 1976 e que há 18 anos tem lugar na assembleia Municipal.
Há 18 anos que a CDU elege um representante para a assembleia Municipal, a Margarida, o João Filipe e o nosso Amigo Sérgio Ribeiro, foram e são as vozes que “insistem e chamam a atenção para os problemas do Concelho de Ourém”, são a voz da diferença, apresentam propostas concretas, algumas delas aprovadas (apesar da inferioridade numérica), a ultima foi na sessão de Fevereiro deste ano, sobre descentralização administrativa, “como condição essencial para o desenvolvimento local e regional”.
Este ano, o Sérgio Ribeiro decidiu dar lugar a uma pessoa mais nova, para dar continuidade ao trabalho da CDU na assembleia municipal. Foi com surpresa que recebi através dele, o convite da CDU, para me candidatar ao lugar que atualmente ocupa, de imediato fui tomada por um turbilhão de emoções e duvidas, que apos uma conversa (que vai ficar para sempre na minha memoria) decidi aceitar ser candidata à assembleia municipal de Ourém, pela CDU.
Agradeço a confiança que os camaradas da CDU Ourém depositaram em mim e prometo assumir os valores do trabalho, honestidade e competência, que são muito mais do que um slogan, são o lema da minha vida pessoal, profissional e agora nesta nobre tarefa ao serviço da população Oureense. Não me candidato sozinha, candidato-me com uma equipa de peso (Sérgio, João Filipe, Isabel, Ivan, Tiago e muitos mais) formada por candidatos do PCP-PEV e independentes, uma equipa que há mais de 40 anos se dedica totalmente ao Concelho de Ourém, aos interesses dos seus trabalhadores e do seu povo.
Conto com o vosso apoio para dar continuidade a este projeto diferente!
Obrigado
Brígida Batista

COMUNICADO Nº 5


Da importância da nossa diferença e da nossa presença

São todos iguais – dizem alguns. E nós olhamo-los de olhar aberto e respondemos-lhes que não é assim.

- Se lá estivessem faziam o mesmo que eles! Todos querem é tacho!

Se lhes dizemos que connosco ninguém ganha um tostão em proveito próprio, recusam acreditar. Se lhes falamos da nossa ação a nível local, afirmam não ter ouvido falar. Se lhes lembramos a nossa história, as nossas ideias e os nossos ideais, respondem-nos que não querem nada com política.

Mas na hora de votar irá o medo da mudança levá-los a votar nos mesmos de sempre, nos iguais? No fundo, sabem que uma vitória da CDU os obrigará a experimentar a política em que nunca quiseram acreditar.

Vá lá! Se não nos têm como melhores, tenham-nos ao menos como piores mas não iguais e acordem para a pequeníssima diferença de nunca dizermos “eu”, dizermos “nós”.

Pode custar a aceitar, mas somos diferentes, sim! E é a importância da nossa diferença que moverá os que votarem em “nós”.

Pode custar a reconhecer a importância da nossa presença mas os que representamos sabem bem que não traímos as nossas ideias, nem os nossos ideais, que a nossa coerência é inabalável e que na hora de enfrentar a arrogância dos poderosos é connosco que vêm ter.

Temos tido apenas um eleito na assembleia municipal e muita gente admite que a sua intervenção valha por uns tantos dos outros, talvez até os pares das outras bancadas reconheçam, em privado, o seu valor.

Talvez, lá no fundo, todos reconheçam que a presença da CDU nos órgãos autárquicos do concelho de Ourém é importante e, talvez, também tenham vindo a aprender que se elegem representantes e não apenas o Pedro ou o João das rotundas.

Por isso é de esperar que, desta vez, a CDU Por Ourém não tenha só um eleito mas alguns mais, diferentes e presentes entre aqueles que, por serem iguais, podem com ligeireza mudar ano após ano de força política e de cartaz.   


Mais força à CDU e que não fiquem dúvidas: também Estamos preparados para ganhar!

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Lista de candidatos para a Assembleia Municipal de Ourém

Candidatos efectivos



Brígida Andreia Costa Batista
35 anos, Técnica Superior Engenheira Biotecnológica - Independente.

Sérgio José Ferreira Ribeiro
81 anos, Economista (reformado) - PCP.

João Filipe Mendes de Oliveira
50 anos, Professor ensino secundário - Independente.

Isabel Maria Barreto Espada da Silva Lourenço
70 anos, reformada - PCP.

Ivan Miguel Graça Frias
31 anos, Engenheiro Informático - Independente.

Luís Filipe Reis Costa
31 anos, Técnico Superior de Relações públicas - Independente.

Maria Gracelinda Pinheiro Marques
69 anos, Professora do ensino secundário - PCP.

Marco Aurélio Fonseca Jacinto
41 anos, Técnico de análises clínicas e saúde pública - PCP.

Francisco Pereira Coelho
72 anos, Sociólogo / Advogado - PCP.
                                                                                                                               
Maria José Dias Rodrigues
70 anos, Filóloga (reformada) - Independente.

António Sérgio Lains Baptista Galamba de Oliveira
36 anos, Antropólogo -PCP.

Joana Filipa Averina da Silva Forte
25 anos, Médica - Independente.

Tiago Henrique Lains Baptista Galamba de Oliveira
42 anos, Serralheiro de PVC - PCP.

Luís Fernando Lopes Silva Forte
57 anos, Médico - PCP.

Catarina Alexandra Penim de Oliveira
36 anos, Explicadora - Independente.

Álvaro dos Santos Reis
75 anos, reformado - PCP.

António Manuel Afonso do Nascimento
51 anos, Ferroviário - PCP.

Tânia Cristina Marques Pereira
31 anos, Comerciante - Independente.

Ricardo Alexandre Barreto Espada da Silva Lourenço
46 anos, Operador de Posto de Abastecimento - Independente.

Susana Maria Ferreira da Silva
42 anos, Empregada de balcão - Independente.

António Joaquim Pereira Galamba de Oliveira
73 anos, Reformado - PCP.


Candidatos suplentes
André Luís da Graça Antunes, Independente.
Marília Costa Pedro, Independente
Sara Serra das Neves, Independente.
Armando Pereira Coelho, PCP.
Filipe André dos Reis Vieira, PCP.
Luísa Maria Mendes Freire, PCP.
Luís Marques das Neves, PCP.
Arlindo Matias Ferraz, PCP.
Maria de Lurdes Ferreira Gonçalves, Independente.

Lista de Candidatos à Câmara Municipal de Ourém

Candidatos efectivos

Sérgio José Ferreira Ribeiro
81 anos, Economista (reformado) - PCP.

Luís Marques das Neves
55 anos, Professor do ensino secundário -  PCP.

Maria Helena Cardinali da Silva
55 anos, Funcionária de Hotelaria - PCP.

Tiago Fontes de Melo Pereira
23 anos, Estudante - PCP.

Gonçalo Morais Ribeiro
47 anos, desempregado - Independente.

Isabel Maria Barreto Espada da Silva Lourenço
70 anos, reformada - PCP.

Luís Filipe Reis Costa
31 anos, Técnico Superior de Relações públicas - Independente.

Candidatos suplentes
Alexandre Lopes de Castro, Independente.
Maria Olívia Rodrigues Baptista Galamba de Oliveira, Independente.
Luís Fernando Lopes Silva Forte, PCP.

Lista de candidatos para a Assembleia de Freguesia de Nª Srª da Piedade

Candidatos efectivos

António Sérgio Lains Baptista Galamba de Oliveira
36 anos, Antropólogo -PCP.

Ivan Miguel Graça Frias
31 anos, Engenheiro Informático - Independente.

Joana Filipa Averina da Silva Forte
25 anos, Médica - Independente.

Joaquim Carvalho Bogado
72 anos, Electricista - PCP.

Carlos Manuel Vieira Lopes
47 anos, Empregado de escritório - Independente.

Sara Serra das Neves
21 anos, Estudante - Independente.

Luís Fernando Lopes Silva Forte
57 anos, Médico - PCP.

Luís Marques das Neves
55 anos, Professor do ensino secundário -  PCP.

Isabel Maria Barreto Espada da Silva Lourenço
70 anos, reformada - PCP.

Susana Maria Ferreira da Silva
42 anos, Empregada de balcão - Independente.

Ricardo Alexandre Barreto Espada da Silva Lourenço
46 anos, Operador de Posto de Abastecimento - Independente.

Maria Olívia Rodrigues Baptista Galamba de Oliveira
69 anos, Reformada - Independente.

Brígida Andreia Costa Batista
35 anos, Técnica Superior Engenheira Biotecnológica - Independente.

Candidatos suplentes
Alexandre Lopes de Castro, Independente.
Dulce Manuela da Silva David Bogado, PCP.
Francisco Batista Pereira, PCP.
Paulo Manuel Fernandes Antunes Paisana, Independente.
Celestina Maria da Silva Costa, Independente.

Lista de candidatos para a Assembleia de Freguesia de Nª Srª das Misericórdias

Candidatos efectivos
Inácio Campos Ferro
73 anos, Carregador de Fogo (Reformado) - PCP.

Álvaro dos Santos Reis
75 anos, reformado - PCP.

Catarina Alexandra Penim de Oliveira
36 anos, Explicadora - Independente.


Luís Filipe Reis Costa
31 anos, Técnico Superior de Relações públicas - Independente.

Gonçalo Morais Ribeiro
47 anos, desempregado - Independente.

Maria de Lurdes Ferreira Gonçalves
74 anos, Aposentada - Independente.

António Joaquim Pereira Galamba de Oliveira
73 anos, Reformado - PCP.

Joaquim da Nazaré Mota Pereira
85 anos, Reformado - Independente.

Maria Dias Nazaré
78 anos, Reformada - PCP.

Tiago Henrique Lains Baptista Galamba de Oliveira
42 anos, Serralheiro de PVC - PCP. 

Candidatos suplentes
Filipe André dos Reis Vieira, PCP.
Lucinda de Jesus Ferreira, PCP.
Armando Paulino de Oliveira, PCP.

Lista de candidatos para a Assembleia de Freguesia de Fátima

Candidatos efectivos

Maria Helena Cardinali da Silva
55 anos, Funcionária de Hotelaria - PCP.

António Manuel Afonso do Nascimento
51 anos, Ferroviário - PCP.

Tiago Fontes de Melo Pereira
23 anos, Estudante - PCP.

Tânia Cristina Marques Pereira
31 anos, Comerciante - Independente.

Arlindo Matias Ferraz
46 anos, Comerciante - PCP.

Luísa Maria Mendes Freire
59 anos, Secretária - PCP.

Catarina Freire Monteiro
28 anos, Estudante - Independente.

Gualter Pereira Laranjeiro
38 anos, Empregado de Armazém - Independente.

Luís Filipe Ribeiro Mendes
29 anos, Fogueiro - Independente.

Paula Cristina Sousa Ferreira
40 anos, Empregada de Mesa - Independente.

José Bento
81 anos, Reformado - PCP.

Carlos Manuel Carreira Henriques
38 anos, Empregado de Mesa - Independente.

Inês Carreira
26 anos, Ajudante de Cozinha - Independente.

Candidatos suplentes
Maria Arlinda Teixeira Ribeiro Vieira, Independente.
Dionísio Adriano Marinho Torralvo, Independente.
Marco Paulo Aleixo Miguel, Independente.
Brites da Silva Parreira Aleixo, Independente.
Maria Manuela Marques da Silva Batista Costa, Independente.
Ernesto de Oliveira Gonçalves, Independente.