terça-feira, 17 de setembro de 2013

Debate sobre a Saúde


Algumas dezenas de pessoas participaram, no passado domingo, no auditório do cineteatro de Ourém, no debate, promovido pela CDU - Ourém, subordinado ao tema "O papel das autarquias na defesa do Serviço Nacional de Saúde". 

Sérgio Ribeiro, candidato à Assembleia Municipal abriu a sessão fazendo um enquadramento constitucional do Serviço Nacional de Saúde e alertando para a forma como o mesmo está a ser atacado pelos governos de direita. Chamou também a atenção para o facto de estar a ser subtilmente introduzida na linguagem dos políticos do poder uma alteração pouco inocente: a palavra "serviço" está a ser gradualmente substituída no discurso pela palavra "sistema".

De seguida, Alexandre Castro, com currículo profissional na área da saúde, apresentou alguns dados estatísticos sobre o estado da saúde em Portugal, desmontou a ideia de que gastamos mais com a saúde do que os outros países europeus e, na qualidade de candidato à Câmara Municipal, enumerou um conjunto de ações, ao alcance da autarquia, que podem contrariar as políticas centrais que têm levado a cabo a destruição progressiva dum Serviço Nacional de Saúde de qualidade e ao alcance de todos.

Manuel José Soares, membro da Comissão de utentes da saúde do Médio Tejo (CUSMT), começou por apresentar os objetivos e a atividade da organização que representa e explicou alguns detalhes sobre o funcionamento das unidades de cuidados de saúde primários do concelho e sobre o Centro Hospitalar do Médio Tejo. Manuel José lembrou que são os utentes que devem estar no centro de todas as preocupações e que são eles que, através da sua ação reivindicativa, estão em melhores condições para exigirem o serviço a que têm direito, nomeadamente através de organizações como aquela a que pertence. Sobre o papel das autarquias referiu que estas têm competências para fazer muito, para começar bastaria que marcassem presença nas reuniões dos organismos de saúde onde têm assento.

No final o debate foi aberto à plateia sendo de salientar o contributo que alguns médicos presentes deram a partir da sua experiência como médicos com serviço no concelho e na região.

(Provavelmente à mesma hora as outras candidaturas estariam a oferecer sacos de plástico, a enfiar bonés ou girar porcos no espeto - a campanha da CDU segue serena)

1 comentário:

  1. Ultrapassou as melhores expectativas que eu tinha. Em tão pouco tempo tantas coisas ficaram mais claras! Vislumbrei pela experiência de quem está por dentro dos serviços de saúde, o mesmo tipo de truques que se usam na educação, e que passam sempre despercebidos a quem não os vive todos os dias.

    ResponderEliminar