sábado, 22 de agosto de 2009

Todos somos peões

Por vezes confunde-se poder local com asfalto, por vezes o poder local confunde os desejos das populações com asfalto e, vai daí, já pouco há que se possa asfaltar. Conclusão: esgotaram-se as ideias de um certo poder local e o povo continua insatisfeito.

As pistas foram sendo alargadas, suprimiram-se as bermas e os peões têm de caminhar pelas faixas de rodagem. É esta a sina para quem necessita ou quer andar a pé.

Eu tenho um carro, tu tens um carro, a câmara tem muitos carros, todos temos muitos carros. Um dia ouvi o actual presidente da câmara “não em exercício”, a propósito da necessidade de organizar e reforçar os transportes públicos, dizer qualquer coisa parecida com isto:
- Hoje em dia já toda a gente tem carro, as pessoas já não precisam de transportes públicos e isso é um sinal de que o concelho está desenvolvido!....

Um concelho em que os pais têm de levar os filhos à escola porque os transportes escolares não servem os horários dos alunos ou porque não existem percursos pedonais por onde possam fazer o caminho em segurança – nem sequer junto às escolas – será um concelho desenvolvido?!

Dar aos peões caminho para andar, eis um caminho que a CDU vai reclamar.

“Alcatrão! Alcatrão!” mais qualquer coisa que terminava “para quem vai com os pés no chão” era uma cantilena com que se brincava no regresso da escola. As crianças dessa geração estarão agora na “idade do poder”, talvez por isso tenham tanto desprezo por quem anda com os pés no chão. “Qualquer coisa” para eles!
.
.

1 comentário:

  1. Alcatrão, alcatrão
    p'ra quem vai c'os pés no chão
    olaré, olaré
    passeios p'rós q'andam a pé!

    Caminhante
    não há caminhos
    a andar se fazem os caminhos,
    dizia o poeta

    Um abraço

    ResponderEliminar