sábado, 7 de maio de 2016

Assembleia Municipal de 29 de Abril de 2016 - prestação de contas

REUNIÃO  DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 29.04.2016
CDU/Por OURÉM – João Filipe Oliveira

Exma. Senhora presidente, minhas senhoras e meus senhores,
Regresso transitoriamente a esta assembleia, passada mais de uma década. Muita coisa mudou desde então: pessoas e espaços desta assembleia, o mundo e eu mesmo. Completou-se neste período a presidência de Durão Barroso na Comissão Europeia, e temos agora uma Europa menos solidária, e distante dos ideais fundadores. A braços ainda com a crise económica, em que os mais frágeis são sempre os mais sacrificados; a braços com uma crise de refugiados, com o acordo de deportação para a Turquia que nos envergonha. Passaram os governos de Sócrates e de Passos Coelho, a intervenção da Troika, e ficámos com um país mais desigual, um país que impõe sacrifícios duros ao mesmo tempo que cria oportunidades para uns poucos colocarem em offshores para cima de 10.000 milhões de euros, como ficámos a saber esta semana. Tudo negociado em segredo, sem o povo e contra o povo. E, enfim, um mundo em que um grupo de gente pouco recomendável vai tomando conta da democracia, como se vê no Brasil, onde os acusados de corrupção se tornaram os julgadores a tentar um golpe de estado, dentro dos formalismos da democracia, mas sem lhe respeitar o espírito.

Tudo isto me deixa pessimista.

Por cá, chamado que fui a analisar o relatório de contas, consultei os índices e deparei-me com cerca de 1.500 páginas: tarefa muito para além da minha capacidade humana. Ficaria espantado se a maioria dos membros desta assembleia a considerasse acessível e razoável. Há mais de uma década, quando os documentos pouco passavam da centena de páginas, era uma tarefa árdua, mas possível. Agora não. E dei comigo a pensar onde está a linha que separa a democracia real e possível da democracia irreal e fantasiosa.  Analisar e votar os relatório de contas é formalmente um ato democrático, mas se o documento é um labirinto incompreensível ou uma muralha intransponível, eu pergunto que voto poderá ser o meu, de que forma posso representar com honestidade o povo que elegeu. E pergunto se o sentido de democracia ainda ali está, ou se tudo se vai tornando, também aqui, um pró-forma, cozinhado e decidido nas costas do povo.

Democracia é o governo do povo para o povo. Mas o que vamos vendo é que o povo é cada vez mais o que menos conta. Governam os tecnocratas; e o povo, para não parecer ignorante, finge que concorda e afasta-se. E tudo isto contribui para que também eu já não olhe para a política com o mesmo entusiasmo de há uns anos atrás. Mudou o mundo e mudei eu também.

Sobre o ensino privado em Fátima, duas notas:

1. Reconhecer o valor e interesse do serviço prestado; 2. Ao contrário do que se quer dar aqui a entender, não é do meu conhecimento que se pretendam cessar os contratos onde não há oferta pública, mas sim impedir a duplicação de financiamento no mesmo espaço geográfico. No caso de Fátima, sem oferta pública, só poderá vir a diminuir o número de alunos captados nas áreas de influência de escolas públicas, como é o caso em Santa Catarina da Serra, mas também captados no resto do concelho de Ourém.






-----
Declaração de voto às moções do PSD e do CDS sobre o apoio ao ensino privado de Fátima (e à apregoada "liberdade de escolha") - abstenção:

Sem desprimor para a grande importância dos Colégios de Fátima, não posso ao mesmo tempo esquecer que todos os anos, na transição do 1.º para o 2.º ciclo, as escolas de Ourém perdem turmas para as escolas de Fátima. As escolas de Fátima prestam um serviço útil, mas também marginalmente representam duplicação de financiamento, quando os alunos são captados fora da sua área geográfica. E essa duplicação de custos não pode continuar a ser suportada pelas contas públicas.






----
Declaração de voto sobre o Relatório de Contas:


Se fosse pela capacidade de síntese (do Dr. Fernando Marques), ao apresentar em alguns minutos o resumo das cerca de 1.500 páginas, mereceria o meu voto favorável. Como, no entanto, o documento está muito para além da minha capacidade de análise, abstenho-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário